quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

O melhor presente? Um Sorriso!!


Acho que a foto já fala por si própria. Como que podemos mensurar a importância e o valor desse gesto tão simples, mas que nós traz tanta felicidade? O que eu sei é que muitas vezes o que causa esse sorriso é o carinho, a atenção e o cuidado, muitas vezes proporcionado pelo trabalho voluntário.
O trabalho voluntário em ONGS está cada dia mais presente na vida dos brasileiros, é um trabalho onde o serviço prestado é gratuito,  normalmente as pessoas procuram isso por ser uma forma delas ajudarem o próximo, além de adquirirem experiências! 
Será que tem sentido gastar horas do seu dia com um trabalho onde não vai te render dinheiro? Acredito que a resposta está nessa foto, não há dinheiro que supere um sorriso desse, não há satisfação maior!! 
Se você ainda não é um voluntário, experimente, prometo para você que vale a pena!

Fernanda Cavalli


Aspectos físicos e mentais


Aspectos Físicos
  • As bases do Taekwon-Do são muito boas para jovens estudantes, ensinando-lhes a controlar seus corpos e desenvolvendo neles a coordenação, equilíbrio, velocidade, força, etc. 
  • Nos exercícios com foco se trabalha a força muscular e o balanço. Os exercícios  de alongamento e flexibilidade realizados de forma adequada são excelentes para as crianças e fazem a base de uma vida ágil e saudável.
  • Através da luta desenvolve-se maior visão periférica e concentração.
Na combinação dos exercícios se desenvolve agilidade e habilidade na mudança dos movimentos.

Aspectos Mentais
  • O treinamento reforça de maneira sólida a saúde mental do praticante. Além de ser uma arte de auto-defesa, o Taekwon-Do é uma forma de treinar a mente.
  • A constante repetição dos movimentos ensina ao aluno a ter paciência. O poder que o aluno vem a ter lhe dá auto-confiança.
  • A luta ensina a ter humildade, coragem, estado de alerta e acima de tudo respeito ao adversário.
  • As formas ou TULS, que é uma espécie de luta imaginária e coreografada, necessita de bastante repetição, já que a cada novo TUL aprendido há novos movimentos. Cada vez mais complexos. Essas constantes repetições desenvolve a calma, a concentração e a respiração do praticante.
  • O Taekwon-Do acelera o processo de amadurecimento, estimulando sua sensibilidade e percepção.

Filosofia do Taekwon-Do

"... É a minha esperança que através do TAEKWON-DO cada um possa juntar força suficiente para chegar a ser um guardião da justiça, para combater a desunião social e para cultivar o espirito humano". (GENERAL CHOI HONG HI)

A filosofia do Taekwon-Do está baseada na ética, moral e normas espirituais, mediante as quais cada homem poderá viver em sociedade e harmonia.
O Taekwon-Do, etimologicamente significa:
  • TAE: Parado para saltar ou voar, para chutar ou quebrar com o pé
  • KWON: Denota o punho, principalmente para socar ou destruir.
  • DO: Siginifica arte ou caminho. O caminho certo, edificado e preparados pelos sábios no passado
Resumidadmente, Taekwon-Do significa "O caminho dos pés e das mãos", contudo é muito mais que isso.
É o uso científico do corpo em métodos de auto-defesa. Um corpo que obteve o uso fundamental de suas habilidades através de um intenso treinamento físico e mental. 

"Taekwon-Do é um estilo de vida".

Um pouquinho da história da REVARTE


Revarte significa Resgate dos valores pela arte. Foi fundada e ainda é dirigida pela adorável Dona Alice, uma senhora que veio do Rio de Janeiro para Fortaleza e ao chegar na capital cearense se sensibilizou pela inacessibilidade das crianças e adolescentes com a cultura, decidindo fundar a Revarte, uma ONG que stá localizada no conjunto Alvorada.
A Revarte não é uma escola ou creste, ela é um espaço destinado para atividades culturais, onde qualquer criança, adolescente ou adulto pode ter acesso a esse espaço gratuitamente. A principio a Revarte só possuía a biblioteca Monteiro Lobato, mesmo assim, já haviam várias atividades com as crianças, como leitura de histórias, reforço escolar, pesquisa e empréstimo de livros. 
Após um tempo várias pessoas que possuem habilidade artísticas, se sensibilizando com o projeto começaram a trabalhar voluntariamente para Revarte. Hoje, a ONG possui aulas de vários instrumentos  como violão e teclado, aula de xadrex, coral, bordado, teatro, reforço alimentar, entre outros. O maior interesse da Revarte é ajudar no crescimento e desenvolvimento das pessoas, principalmente daquelas que dificilmente ter acesso à cultura.

Fernanda Cavalli





Taekwon-Do



Breve Histórico

O Taekwon-Do é uma arte marcial de origem coreana. Relativamente nova em comparação com outras artes, tem apenas 57 anos, suas bases são milenares. Criado pelo General Coreano, Choi Hong Hi, foi inspirada em outras artes como o Taekkyeon e o Soo Bak.

Opções e jogos para crianças na pré-escola




JOGO DA MEMÓRIA Com o objetivo de levar os pequenos a identificar figuras iguais, desenvolve a localização espacial e a quantificação das cartas tanto por meio da contagem como da comparação do tamanho dos montes. 

GATO E RATO O gato tem de furar o círculo que os colegas fazem com as mãos dadas para proteger o rato, que fica no centro. Trabalha tanto a cooperação visando um objetivo como a questão motora. 

JOGOS DE PERCURSO Em um tabuleiro, os participantes lançam dados que determinam quantas casas o peão deve percorrer. Como envolve sorte, iguala participantes com diferentes habilidades e desenvolve o conhecimento numérico. 

BOLICHE O número e a posição das garrafas é indiferente. Nesse jogo, é preciso contar e registrar os pontos e afinar a habilidade com a bola.
Participar de jogos de regras... 

Desenvolve a criação de estratégias. 

Trabalha limites para viver em grupo. 

Estimula a cooperação e a competição positiva.


By: Rafayelle Rodrigues

Uno estimula o desenvolvimento mental das crianças




Todas terças e quintas o jogo UNO era o grande sucesso da Revarte. Como nunca havia jogado achei que o jogo de cartas e não seria bom para as crianças, que o baralho incitava a aposta e tudo mais.
Demorei demais a aprender a jogar, mas a Sheyla e a Fernanda me ensinaram pacientemente. Mas o que me surpreendeu mesmo foi o conhecimento das crianças elas sabiam mais que nós e tinham mais habilidades, foram elas que ensinaram praticamente o jogo todo para nós.
 Após ganhar meu primeiro jogo de Uno me  entusiasmei e fui pesquisar sobre o jogo, eis o que descobri:
O jogo do UNO auxilia o desenvolvimento da criança como:
- Interação;
- Concentração;
- Percepção das cores;
- Raciocínio Lógico;
- Problemas matemáticos (somas simples).
Vou simplificar bem as regras, na verdade cada pessoa joga com uma regra diferente, portanto vou passar as minhas que são regras light!
Cartas Jogo:
Para jogar UNO é necessário comprar um baralho próprio para o jogo. Este baralho é composto por 108 cartas, sendo:
•         19 cartas azuis - de 0 a 9;
•         19 cartas verdes - de 0 a 9;
•         19 cartas vermelhas - de 0 a 9;
•         19 cartas amarelas - de 0 a 9;
•         8 cartas “Compra duas cartas” - duas de cada cor;
•         8 cartas “Salta” - duas de cada cor;
•         8 cartas “Inverte” - duas de cada cor;
•         4 cartas “Muda de cor”;
•         4 cartas “Muda de cor e compra 4 cartas”

Objetivo:
Jogas todas as cartas na mesa.
Iniciando o Jogo:
Cada jogador ficará com sete cartas (pode ser mais ou menos), as demais cartas ficará virada sobre a mesa para ser compradas.
Vira-se a primeira carta na mesa e começa o jogo em sentido horário, as cartas devem ser descartadas pela combinação da cor ou do número, ex: se for vermelha número sete, pode se jogar qualquer carta vermelha ou qualquer cor que tenha um número 7.
Quando for jogada a carta reverse o jogo inverte o sentido da rodada, ex muda de horário para anti horário.
Quando é jogada a carta pula, o próximo jogador perde a vez, quando o jogador não tiver carta para jogar ele terá que cobrar uma carta virada sobre a mesa.
Quando alguém jogar o coringa + 4 o próximo jogador terá que comprar 04 cartas. ( O coringa possui 4 cores, o jogador que jogar o coringa escolhe a cor da próxima carta a ser jogada). Quando um dos participante tiver com apenas uma carta terá que gritar UNO, se uma outra pessoa que estivar na mesa perceber e gritar primeiro você será penalizado e terá que comprar mais uma carta.

By: Rafayelle Rodrigues


terça-feira, 4 de dezembro de 2012

O jogo da memória, também foi muito bem recebido pelas crianças da Revarte no qual, muitos ali adoravam e levavam a sério a brincadeira. Foi muito gostoso e prazeroso poder dividir o nosso tempo com eles, tenho certeza como cada um de nós nos apagamos a eles de alguma forma e levamos algo bom no coração.

Cartas na Mesa


Em mais uma manhã cheia de diversão, a criançada recebia suas cartas para iniciar o jogo favorito, Uno! Atentos e concentrados para não perder uma oportunidade, se mostraram habilidosos e cheios de táticas para vencer o jogo. Difícil mesmo era manter o silêncio quando a carta 7 aparecia na mesa.