quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Uno estimula o desenvolvimento mental das crianças




Todas terças e quintas o jogo UNO era o grande sucesso da Revarte. Como nunca havia jogado achei que o jogo de cartas e não seria bom para as crianças, que o baralho incitava a aposta e tudo mais.
Demorei demais a aprender a jogar, mas a Sheyla e a Fernanda me ensinaram pacientemente. Mas o que me surpreendeu mesmo foi o conhecimento das crianças elas sabiam mais que nós e tinham mais habilidades, foram elas que ensinaram praticamente o jogo todo para nós.
 Após ganhar meu primeiro jogo de Uno me  entusiasmei e fui pesquisar sobre o jogo, eis o que descobri:
O jogo do UNO auxilia o desenvolvimento da criança como:
- Interação;
- Concentração;
- Percepção das cores;
- Raciocínio Lógico;
- Problemas matemáticos (somas simples).
Vou simplificar bem as regras, na verdade cada pessoa joga com uma regra diferente, portanto vou passar as minhas que são regras light!
Cartas Jogo:
Para jogar UNO é necessário comprar um baralho próprio para o jogo. Este baralho é composto por 108 cartas, sendo:
•         19 cartas azuis - de 0 a 9;
•         19 cartas verdes - de 0 a 9;
•         19 cartas vermelhas - de 0 a 9;
•         19 cartas amarelas - de 0 a 9;
•         8 cartas “Compra duas cartas” - duas de cada cor;
•         8 cartas “Salta” - duas de cada cor;
•         8 cartas “Inverte” - duas de cada cor;
•         4 cartas “Muda de cor”;
•         4 cartas “Muda de cor e compra 4 cartas”

Objetivo:
Jogas todas as cartas na mesa.
Iniciando o Jogo:
Cada jogador ficará com sete cartas (pode ser mais ou menos), as demais cartas ficará virada sobre a mesa para ser compradas.
Vira-se a primeira carta na mesa e começa o jogo em sentido horário, as cartas devem ser descartadas pela combinação da cor ou do número, ex: se for vermelha número sete, pode se jogar qualquer carta vermelha ou qualquer cor que tenha um número 7.
Quando for jogada a carta reverse o jogo inverte o sentido da rodada, ex muda de horário para anti horário.
Quando é jogada a carta pula, o próximo jogador perde a vez, quando o jogador não tiver carta para jogar ele terá que cobrar uma carta virada sobre a mesa.
Quando alguém jogar o coringa + 4 o próximo jogador terá que comprar 04 cartas. ( O coringa possui 4 cores, o jogador que jogar o coringa escolhe a cor da próxima carta a ser jogada). Quando um dos participante tiver com apenas uma carta terá que gritar UNO, se uma outra pessoa que estivar na mesa perceber e gritar primeiro você será penalizado e terá que comprar mais uma carta.

By: Rafayelle Rodrigues


Nenhum comentário:

Postar um comentário